Vídeos Quem Somos Contato
Volta às aulas na rede estadual adiada para 19 de fevereiro
29 de janeiro de 2015 11:52
Volta às aulas na rede estadual adiada para 19 de fevereiro

Foi adiado para o dia 19 de fevereiro o início das aulas nas 360 escolas da rede estadual de ensino. A medida foi anunciada ontem, pelo governo do Estado, e vai atender ao pedido da maioria dos prefeitos do interior de Mato Grosso do Sul. “O presidente da Associação dos Municípios do Mato

Grosso do Sul (Assomasul) nos posicionou o pedido de mais de 50% dos prefeitos de começar as aulas após o Carnaval. Como uma verdadeira democracia, acatamos”, disse a secretária estadual de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.

A justificativa é o convênio entre as prefeituras e o transporte escolar. Dos 26.759 alunos que usam o transporte escolar, 15.033 fazem uso de linhas mistas, nas quais prefeituras e governo possuem convênio. Com esta mudança, os professores também terão as férias prorrogadas até o dia

11 de fevereiro. A secretária ainda explica que haverá reposição das aulas para ajustar o calendário. “Estamos estudando quando será feita esta reposição. Como é um ano de muito feriado, vamos ter de rever alguns calendários, já que o que foi deixado pela antiga gestão estava cheio de folgas”.

Esta medida também aumenta o prazo para a negociação salarial dos professores, que buscam o reajuste de 25,42% por 20h trabalhadas. A categoria aprovou o adiamento das aulas, já que é melhor repor alguns dias de aula do que meses, em caso de haver greve. Até o momento, o governador Reinaldo Azambuja PSDB) confirmou o pagamento de 13,01% na folha de fevereiro, retroativo a janeiro. Agora, a classe está fazendo parte de um grupo de estudo, com integrantes da administração, para debater como será implantado os 10,98% restantes garantidos na lei estadual feita pelo ex-governador André Puccinelli, que obriga a implantação do piso integral até 2018, atendendo à Meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE).

A Federação dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul (Fetems) também adiou as assembleias municipais nos seus 73 sindicatos filiados para o dia 10 de fevereiro, às 16h. A assembleia geral da entidade está marcada para o dia 12 de fevereiro, às 9h. Neste encontro, será decidido se os professores vão acatar ou não a proposta salarial apresentada pelo governo.

A tendência agora é que a Rede Municipal de Ensino de Campo Grande também acompanhe a alteração no calendário das escolas estaduais. Pelo menos este era o entendimento no início da semana. Ontem, o município não confirmou a mudança.

 

 

 

 

 

 


Correio do Estado






Mais Lidas
  1. Kate Middleton que está iniciando tratamento contra o câncer
  2. Polícia Federal apreende 150kg de cocaína em Três Lagoas - MS

Ver