Vídeos Quem Somos Contato
A caminhada do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora registra uma história de 96 anos marcados por grandes acontecimentos
27 de abril de 2015 17:52
A caminhada do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora registra uma história de 96 anos marcados por grandes acontecimentos

 Construído em 1919 por meio do esforço e união de um grupo de pessoas da própria comunidade, o Hospital Auxiliadora foi inaugurado por D. Francisco de Aquino Corrêa, Bispo da Diocese e Governador do Estado de Mato Grosso. Em 1927 fora criada a Fundação da Associação Beneficente do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

Em 1928, impasses e dificuldades provocaram o fechamento da instituição. Mediante as reclamações da população que necessitava de atendimento médico, no ano seguinte a Câmara Municipal resolveu doar o hospital à Diocese, acreditando que a igreja encontraria uma maneira de sustentar uma obra beneficente.

Solicitadas pelo Bispo Diocesano D. Antônio de Almeida Lustrosa, as irmãs da Congregação Filhas de Maria Auxiliadora (da qual originou-se o nome do hospital) chegaram até a cidade em meados de agosto para tomar conta da Instituição.

Em 1949, houve a aprovação do Estatuto da Sociedade Beneficente Nossa Senhora Auxiliadora. Um grande passo na história do hospital, em 1969 ocorreu a instalação de um novo aparelho de Raio-X doado pelo governo do Estado.

Em 1971, foi inaugurado o Centro Obstétrico do Hospital Auxiliadora e o Pavilhão Infantil. A inauguração da Maternidade Dr. Monir Thomé ocorrera em 1978, e em 1985 houve a inauguração das unidades Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Diálise e Hemodiálise.

Em 96 anos de funcionamento, o Hospital acompanhou o crescimento de Três Lagoas, e comemora o centenário de emancipação da cidade sendo referência em saúde para toda a região. Hoje o Auxiliadora conta com uma equipe de 147 médicos cadastrados, 178 leitos, 580 colaboradores e atende dez municípios, sendo estes Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

A instituição fora habilitada como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), tendo como objetivo garantir o acesso da população à assistência oncológica com direito ao tratamento.

Várias campanhas são realizadas para arrecadar fundos para o Centro Oncológico, como a "Cofrinho solidário", a "Boleto solidário" e o "Arraiá Beneficente".

Em 2014, o Hospital Auxiliadora recebeu o prêmio ouro de qualidade por meio do programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), obtendo a pontuação de 364 pontos nos eixos de processos, clientes, sociedade, fornecedores, resultados e sustentabilidade.

No ano do centenário de Três Lagoas, o Auxiliadora vive um novo momento. Inovando sempre em seus serviços, em 2015 a instituição inaugurou o novo Pronto Atendimento de Convênios, com equipe médica capacitada, equipamentos modernos e hotelaria confortável. O Ambulatório Médico de Especialidades também foi outra conquista, sem contar nos equipamentos modernos e melhorias que estão ocorrendo.

A missão do hospital é oferecer ações integradas de saúde a todos com excelência, garantindo um atendimento humanizado, inovador, autossustentável e orientado para o desenvolvimento do ensino e pesquisa. 

Com a visão de ser reconhecido como o melhor centro de assistência à saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, a instituição mantém sempre os valores de ética, transparência, relações humanizadas, respeito a religiosidade, trabalho em equipe, comprometimento, resolutividade, responsabilidade social, inovação e autossustentabilidade.


Hospital Auxiliadora






Mais Lidas
  1. Kate Middleton que está iniciando tratamento contra o câncer
  2. Polícia Federal apreende 150kg de cocaína em Três Lagoas - MS

Ver