Vídeos Quem Somos Contato
FIBRIA APRESENTA PROJETO DE EXPANSÃO DA UNIDADE DE TRÊS LAGOAS (MS) DURANTE EVENTO DA ABTCP
07 de outubro de 2015 19:33
FIBRIA APRESENTA PROJETO DE EXPANSÃO DA UNIDADE DE TRÊS LAGOAS (MS) DURANTE EVENTO DA ABTCP

A Fibria, empresa brasileira de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, marca presença no 48º Congresso e Exposição Internacionais de Celulose e Papel, principal evento latino-americano do setor, organizado pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), que é realizado entre os dias 6 e 8 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

 

No estande da empresa, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre o Projeto Horizonte 2, que trata da ampliação de sua unidade de Três Lagoas, no estado do Mato Grosso do Sul. A nova linha de produção terá capacidade de 1,75 milhão de toneladas de celulose por ano. Somada à atual, já em operação, a fábrica sul-mato-grossense chegará a uma capacidade total de 3,05 milhões de toneladas/ano, transformando-se em um dos maiores sites de produção de celulose de eucalipto do mundo. Com isso, a capacidade total de produção da Fibria, considerando-se todas as suas unidades, passará dos atuais 5,3 milhões de toneladas de celulose/ano para mais de 7 milhões de toneladas de celulose/ano. A operação da nova linha industrial tem previsão de se iniciar no quarto trimestre de 2017.

 

“A ampliação da unidade de Três Lagoas é um marco na história da companhia, que retoma a vocação de crescimento da Fibria. E a exposição da ABTCP é uma excelente oportunidade de expormos o Projeto Horizonte 2 para toda a nossa cadeira de clientes, parceiros e fornecedores”, afirma o presidente da Fibria, Marcelo Castelli.

 

Um dos maiores investimentos privados no Brasil com foco em exportação, o valor do projeto Horizonte 2 soma US$ 2,5 bilhões. Ao longo dos dois anos de execução das obras, estima-se que serão criados 40 mil empregos diretos e indiretos. Durante o pico, serão cerca de 10 mil trabalhadores. Quando entrar em operação, a nova linha de celulose da Fibria terá 3 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos.

 

Para a execução do Projeto Horizonte 2, a Fibria já fechou a contratação de importantes pacotes de serviços: infraestrutura, gerenciamento das obras, pátio de cavacos, linha de fibras, máquina de secar, caldeira de recuperação, evaporação, caustificação, forno de cal, válvulas, turbogeradores e todo o sistema de transmissão e distribuição de energia. A companhia também já conta com contratos assinados para os pacotes de Ilha de Águas, Planta Química, Prédios Temporários e de Gerenciamento da Central de Serviços Administrativos.

 

“É com muito orgulho que apresentamos, durante a exposição da ABTCP, os diferenciais competitivos e de sustentabilidade do Projeto Horizonte 2. O novo parque industrial terá processos produtivos modernos, com toda a energia consumida gerada na própria fábrica a partir de biomassa resultante do processo industrial. O uso eficiente dos recursos hídricos na futura fábrica e o acesso à madeira, com uma distância média da floresta de apenas 95 quilômetros, são outros pontos que destacam a expansão da unidade de Três Lagoas”, explica Paulo Silveira, diretor Executivo de Indústria e Engenharia da Fibria e membro do Conselho Diretor da ABTCP.

 

Fibria no prêmio Destaque do Setor 2014

 

A Fibria é vencedora do prêmio anual Destaques do Setor 2015, promovido pela ABTCP, em duas categorias: “Fabricante de celulose de mercado” e “Desenvolvimento florestal”. A premiação será realizada durante o tradicional jantar de confraternização dos profissionais do setor de celulose e papel, no segundo dia do evento.

 

Serviço: 48º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel

Data: 6 a 8 de outubro de 2015

Local: Transamérica Expo Center – São Paulo (SP)

Programação: www.abtcp2015.org.br

Localização estande Fibria: C/3/4

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,75 milhão de toneladas de celulose por ano. A previsão é que a nova fábrica comece a operação no quarto trimestre de 2017. A companhia possui 967 mil hectares de florestas, sendo 563 mil hectares de florestas plantadas e 343 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países.

 

 

 


Luciana Navarro






Mais Lidas
  1. Kate Middleton que está iniciando tratamento contra o câncer
  2. Polícia Federal apreende 150kg de cocaína em Três Lagoas - MS

Ver