Vídeos Quem Somos Contato
Marcia Moura participa do lançamento do livro “Indicadores de Saúde” do TCE/MS
01 de julho de 2016 19:03
Marcia Moura participa do lançamento do livro “Indicadores de Saúde” do TCE/MS

A prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura, participou na tarde desta quarta-feira (29), na sede da Tribunal de Contas do Estado de MS, do lançamento do livro “Indicadores de Saúde – Informações sobre saúde dos municípios de Mato Grosso do Sul”, produzido pela Escola Superior de Controle Externo (Escoex) do TCE/MS. Além disso, também houve o lançamento do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) e o Programa Prefeito Destaque.

O presidente do TCE/MS, Waldir Neves Barbosa, disse que a obra traz uma ampla radiografia na qual mostra a Saúde Pública dos municípios de Mato Grosso do Sul. “Os órgãos só terão credibilidade quando mais do que falarem também mostrarem os bons resultados. Nesta gestão compartilhada transformando o Tribunal de Contas do Estado não somente um órgão que cobre, mas também com viés pedagógico”,  disse o presidente.

A coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Escoex, Fernanda Olegário dos Santos, fez a apresentação do livro informando que o objetivo da produção é contribuir com a melhoria dos serviços da saúde, informar os valores do investimento da saúde e também podendo ser um indicador de maior tomada de decisões para os gestores municipais.

A pesquisadora esclareceu que várias informações são públicas e foram recolhidas dos sistemas do Ministério da Saúde, tais como, DATASUS e o SIOP. “Qualquer cidadão tem acesso essas informações, por isso que é importante que os gestores estejam atentos na alimentação dos dados de cada município”, explicou.

Para Marcia Moura, a obra é de extrema importância e ajuda a dar referência para melhoria nos serviços prestados para população. “Esse livro demonstra o trabalho exercido pelos nossos servidores e nos dá a preocupação de como podemos planejar para que este trabalho tenha progresso de modo sucessivo”, disse.

LIVRO

O livro é dividido em cinco capítulos, com introdução, direito à saúde, sistemas de informações e indicadores de Saúde dos municípios, de olho nos números da Saúde e algumas considerações.

As informações foram divididas em quatro eixos, informando as despesas com “Atenção Básica” por habitante/ano e percentual sobre a despesa total com a saúde; percentual sobre o total de despesa com a Saúde; recursos físicos e humanos; indicadores do Contrato Organizativo da Ação Pública (COAP) 2012/2015 Atenção Básica referente os últimos cinco anos (2011/2015). Os municípios foram divididos em seis regiões de acordo com a jurisdição do TCE/MS.

De acordo com a publicação, Três Lagoas é destaque nos municípios com mais de um médico SUS por 1.000 habitantes no ano de 2015, aparecendo em quarto lugar na lista de 79 municípios, com o número de 1,43. O primeiro colocado é Campo Grande, em segundo Dourados e o terceiro é Aquidauana.


Para mais informações do livro, os interessados poderão acessar o link: http://www.tce.ms.gov.br/tribunal.

 

 


TCE/MS






Mais Lidas
  1. Kate Middleton que está iniciando tratamento contra o câncer
  2. Polícia Federal apreende 150kg de cocaína em Três Lagoas - MS

Ver