Vídeos Quem Somos Contato
Brasil e Argentina fortalecem parceria na área agrícola
26 de dezembro de 2016 12:52
Brasil e Argentina fortalecem parceria na área agrícola

Em continuidade à cooperação técnica firmada entre Brasil e Argentina no segmento agrícola, o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta/Argentina), Amadeo Nicora, visitou, na última segunda-feira (12), as unidades de pesquisa de Embrapa, em Brasília.

 A iniciativa teve o objetivo de prospectar temas de interesse comum entre os dois países e pode representar um avanço estratégico para a agricultura no Cone Sul, já que ambos têm importantes contribuições como membros do Procisur (Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul).

Para Nicora, o Brasil possui uma visão estratégica em relação à ciência e tecnologia e, por isso, considera a cooperação tão importante para a Argentina. "É fundamental que o Inta e a Embrapa, como instituições públicas de pesquisa agropecuária, atuem em sinergia para levar tecnologia com rapidez e eficiência ao setor produtivo", ressaltou.

O diretor executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Junior, disse que a visita marca mais um avanço na aproximação institucional que já vem ocorrendo há algum tempo.

“Neste momento, a expectativa é de dar encaminhamentos para a construção de planos de trabalho que proporcionarão ganhos na cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e a Argentina", esclarece.

Visita

Na visita, Nicora visitou duas unidades da Embrapa em Brasília (DF). No Laboratório de Reprodução Animal, teve a oportunidade de conhecer as biotécnicas de reprodução assistida desenvolvidas na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, como PIV (Produção de Embriões in Vitro), sexagem de embriões, fertilização in vitro e in vivo e clonagem por transferência nuclear.

O Brasil é hoje líder absoluto na PIV em termos mundiais, com cerca de 80% do mercado global. As pesquisas da Embrapa estão, principalmente, voltadas para bovinos, mas incluem também ovinos e suínos, em parceria com a Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia, SC.

O presidente do Inta também demonstrou grande interesse pela técnica recentemente lançada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que é pioneira no País: a Tifoi (transferência intrafolicular de ovócitos imaturos). Trata-se de uma biotécnica que apresenta todas as vantagens da fecundação in vitro (FIV) com um benefício adicional: o fato de não precisar de laboratório para ser realizada.

Nesse caso, os criadores podem obter os embriões com a mesma rapidez e agilidade da FIV, ou seja, em torno de um bezerro por semana a partir de uma única vaca doadora, sem precisar sair da sua fazenda.


Embrapa






Mais Lidas
  1. Kate Middleton que está iniciando tratamento contra o câncer
  2. Polícia Federal apreende 150kg de cocaína em Três Lagoas - MS

Ver