Vídeos Quem Somos Contato
Montagem mecânica do branqueamento avança com chegada de grande peça
27 de março de 2017 19:31
Montagem mecânica do branqueamento avança com chegada de grande peça

Grandes peças chamam atenção ao chegar na construção da segunda linha de produção da Fibria em Três Lagoas (MS). Entre as mais recentes, está o tanque de descarga de uma das torres de branqueamento, chamada de torre DA pelos engenheiros. Com a chegada do tanque, que possui 20 metros de altura e 4,7 de diâmetros, a montagem mecânica da torre avança para as etapas finais. No Projeto Horizonte 2 serão quatro torres de branqueamento. No processo de produção de celulose, após os cavacos (pedaços de madeira) serem cozidos, obtém-se a celulose não branqueada (polpa marrom), é nesse momento em que as torres entram em ação com branqueamento. Cada torre recebe diferentes agentes branqueadores.

 Profissionais que atuam no Projeto Horizonte 2 já tiveram mais de 23 mil horas de diálogo de segurança

A Fibria busca incorporar as melhores práticas e os padrões de referência no mercado nacional e internacional para a gestão eficiente da segurança e da saúde dos seus profissionais. Por isso, adota como ferramenta de prevenção o Diálogo Diário de Segurança (DDS). O DDS é uma reunião diária que acontece em cada ilha de trabalho da obra, com todos os trabalhadores, antes do início das atividades. O objetivo é informar sobre procedimentos de segurança, que deverão ser adotados por todos. Além da segurança, outros temas importantes também são abordados, como saúde, meio ambiente, cidadania e família. Até o momento, as reuniões de DDS somaram mais de 23 mil horas.

Fibria instala equipamento especial na caldeira de recuperação da sua segunda linha de produção em Três Lagoas (MS)

A caldeira de recuperação é parte essencial de uma fábrica de celulose. Seu papel é recuperar químicos utilizados no processo de produção, gerando vapor que é transformado em energia elétrica. Para ser enviado às turbinas, onde é gerada a energia, o vapor é aquecido em altas temperaturas. Os superaquecedores, um dos equipamentos responsáveis por aquecer o vapor, são construídos em aços especiais para resistirem às elevadas temperaturas e pressões que são submetidos.

Você Sabia? Ao todo são cinco superaquecedores que tem capacidade para suportar até 500° C, quase a temperatura da lava vulcânica que chega a 600°C.

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS, além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br

 

 


Fibria






Mais Lidas
    Nenhum arquivo

Ver