Vídeos Quem Somos Contato
11 anos de saudades do amigo João Santana
04 de dezembro de 2017 15:12
11 anos de saudades do amigo João Santana

É ainda sob o peso da dor profunda que nos causou a prematura partida do advogado Dr. João Santana de Mello Filho, dia 04 de dezembro de 2006, que escrevemos aqui algumas palavras relembrando o companheiro de todas as horas.

Desde a juventude, sentiu-se inclinado ao estudo das Leis. Dotado de extraordinária inteligência, e atraído para o Direito, pelo desejo de lutar pela promoção do bem geral e contra as injustiças, formou-se em Advogado Criminalista, mas logo se distinguiu em outras áreas do Direito. Profissional notável foi reconhecido nacionalmente, e, escolhido entre os 10 melhores advogados de uma lista de 140 profissionais de todo o país, homenageado com o título “Melhores da Advocacia Brasil 2006”. Foi um momento de muita emoção para ele que sempre soube se conduzir pela ética, lutando pelo bem comum.

Trabalhador infatigável, João Santana morreu conforme viveu: trabalhando.

O corpo se lhe entorpecia e se recusava aos serviços que o espírito lhe reclamava, enquanto este último, cada vez mais vivo, mais enérgico, mais fecundo, ia sempre alargando o círculo de suas atividades. Nessa luta desigual não podia a matéria resistir eternamente. Acabou sendo vencida. Um homem houve de menos na Terra; mas, um grande nome tomava lugar entre os que ilustram a cidade de Três Lagoas.

O homem já aqui não está; entretanto, João Santana é imortal e sua memória, seus trabalhos, estarão sempre com os que empunharem forte e vigorosamente o estandarte que ele soube sempre fazer respeitado. Era o protetor seguro de todos, o trabalhador incansável, e deixou esse exemplo para todos que compartilharam sua vida, e, é isso que dá forças à sua esposa Márcia, seus filhos e todos que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado, levando-os a prosseguir com a obra iniciada por ele, quer seja no escritório, quer seja nas instituições que sempre fez questão de ajudar anonimamente, tais como a creche Irmã Sheilla e o Lar dos idosos, numa demonstração de muita humildade.   Merece nota também, seu empenho na divulgação da Doutrina Espírita e o apoio que ele sempre ofereceu às atividades do Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, - do qual é fundador - especialmente nos  sempre , incentivando a vinda dos médiuns Celso de Almeida Afonso e Paulo Neto, para trabalhos de psicografia e cura, respectivamente.

Foi diretor jurídico da Oscal – Organização Cristã André Luiz; acompanhou e vibrou com a aprovação por unanimidade da câmara municipal, designando a rua onde está situado o Centro Maria João de Deus, com o nome de Francisco Cândido Xavier e a rua lateral de Allan Kardec. Emocionou-se com um bilhete enviado pelo Chico, através do Luiz Correa, datado de 14.12.1996 em que agradece a ele a homenagem à sua mãe, designando o Centro com seu nome. Ficou marcado na historia de Chico Xsvier como sendo a primeira homenagem oficial que ele recebeu após sua morte em 30.06.2002 de autoria da então vereadora Marcia Moura hoje ex prefeita de Tres Lagoas  na residência do médium Chico Xavier Museu  em UberabaMG farta documentação registro do legilstaivo e placa da rua..pioneira no Brasil.

Relembramos aqui, que o Dr. João Santana foi grande incentivador deste Jornal Correio de TRES Lagoas  até assinando como advogado oficial do JornaL E DO Jornal Epiritra de Tres laagoas  de publicação bimestral. Portanto, é com muita satisfação que o homenageamos.

A saudade é uma professora exigente, mas precisamos prosseguir cumprindo nossos deveres, assim como o querido amigo João Santana, que trabalhou arduamente no exercício da Justiça Humana, porém, levando sempre em consideração, que nossa vida está controlada pelo Tribunal da Justiça Divina, imutável em suas leis sem falhas.

 Nossa gratidão eterna não só ao advogado, mas principalmente à pessoa que sempre soube fazer a diferença com palavras e ações.

Destacamos   que no seus 08 anos final de existência..toda a noite estava em nosssa residência pata jantamos juntos e tomar otradicional cafezinho muitas aaveses saímos para jantar junto.. no inequesive´l casarão  cupim mil atendimento cordial do garçon Beleza... e que no último dia 02 – Finados -, seu túmulo foi um dos mais visitados para orações. “Relembramos a importância que o amigo João Santana dispensava à caixa de mensagens colocada à porta do cemitério, e a sua alegria ao observar as pessoas pegarem mensagens ao entrar ou sair do campo santo”, revelou Luiz Correa.

 

 

 


Jornalista Luiz Correa






Mais Lidas
    Nenhum arquivo

Ver