Juliana Gargantine Ariza da Cal
conquistou a oportunidade graças ao seu desempenho em um programa de
intercâmbio entre o Brasil e o EUA
Após 45 dias efetivos em curso na cidade de Springfield, Missouri
– Estado Unidos da América, na Missouri State University, a professora de
Língua Inglesa, Juliana Gargantine Ariza da Cal, da Escola Municipal Presidente
“Médici”, de Três Lagoas, está de volta à Cidade com conhecimento e planos de
ser uma Agente Multiplicadora.
Segundo a professora, ter a oportunidade de fazer um curso
internacional foi a realização de um sonho, com a responsabilidade de
representar a Cidade e a categoria em uma Universidade como a Missouri State
University.
“Todo professor que trabalha com língua estrangeira sonha em fazer
um curso de imersão e ter contato com a realidade da língua. Estudamos pelos
livros, temos aulas com professores brasileiros que falam inglês, mas quando você
tem a oportunidade de estar no berço da língua é completamente diferente”,
explica.
Para Juliana, “um curso como este é de extrema importância na vida
de qualquer profissional, pois todos precisam de aprimoramento e
aperfeiçoamento. Todas as vezes que o profissional busca capacitação na área da
educação o ganho é indescritível, principalmente para os nossos alunos. Esse
curso trouxe para a minha vida, além do conhecimento mais profundo da língua
inglesa, um conhecimento de mundo”, comenta.
Além da parte técnica, Juliana destaca o conhecimento da estrutura
organizacional do ensino; das prioridades do ensino e até mesmo os conteúdos de
grade curricular. “Foi interessante observar que as crianças desde pequenas
estudam sobre política, direitos humanos, direitos civis. Os Estados Unidos
hoje é uma potência em termos de educação e não à toa, pois realmente os
conteúdos tem significado e valor para a vida”, explica.
MISSÃO E PLANOS
Juliana conta que as crianças ficaram muito orgulhosas de saberem
que a teacher delas foi para os Estados Unidos e isso é algo
para motivá-las a não deixarem de acreditar em seus sonhos.
“Os alunos estão muito orgulhosos e curiosos para saber como foi a
viagem. Querem saber o que eu comi, se eu vi neve, quais os passeios que fiz e
passo de sala em sala mostrando as fotos e vídeos sempre deixando a mensagem
que se eu consegui ir para os Estados Unidos eles também conseguem. Que eles
podem tudo por meio da educação se empenhando e se dedicando aos estudos. Eu só
tive essa oportunidade pela minha profissão que depende exclusivamente dos meus
alunos, então é uma troca. Eu os tenho e eles me têm e quero usar tudo o que
aprendi em benefício deles”, conta.
Ser uma Agente Multiplicadora organizando encontros periódicos com
professores da língua inglesa para repassar todo o conhecimento, materiais e
técnicas que teve durante as semanas de curso estão nos planos da professora.
“Eu tive um apoio muito grande da nossa secretária de
Educação Maria Célia que foi muito querida e não colocou nenhuma burocracia
para que eu estivesse neste curso. Então, nada mais justo que eu me tornar uma
agente multiplicadora deste conhecimento para somar com meus colegas da
educação”, explica.
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO
Para Juliana, a educação é uma ferramenta de melhoramento do mundo
e é por meio dela que a população se conscientizará que é agente
transformadora. “Nós, professores, não podemos desistir da educação; não
podemos desistir de estudar; não podemos desistir de aprender e buscar
ferramentas para melhorar a educação, o ensino e a aprendizagem no nosso país.
O conhecimento nos dá condições de refletir sobre a vida para tomarmos decisões
e nos tornarmos pessoas mais conscientes dos nossos direitos e deveres”,
conclui.
Juliana acredita que mesmo diante dos desafios diários da
profissão todos têm capacidades e condições de se aprimorarem. “É óbvio que
trabalhar e estudar não é fácil. Temos profissionais de tripla jornada na Rede
Municipal que trabalham 60 horas e ainda são donas de casa, esposas, mães,
filhas. É muito difícil falar em capacitação, mas apesar de todos os obstáculos
que enfrentamos diariamente ainda assim existem os frutos, e precisamos buscar
as oportunidades. Espero que nas próximas edições tenham mais três-lagoenses
representando o nosso Brasil”, conclui.
CURSO
Dezessete vagas foram disponibilizadas para cada estado do país;
21 inscritos somente no Estado de Mato Grosso do Sul e apenas Juliana
representando Três Lagoas.
A oportunidade foi possível graças a uma parceria entre a
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Brasil,
por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Diretoria de
Formação de Professores da Educação Básica (DEB) e a Comissão para Intercâmbio
Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright),
programa esse que busca capacitar professores de língua inglesa da educação
básica em efetivo exercício nas redes públicas de ensino e estreitar as
relações bilaterais entre os dois países.
Para ser aprovada Juliana precisou passar por etapas que incluíam
prova documental/de títulos; exame de proficiência, uma medição da fluência e
habilidade em língua inglesa. Juliana foi aprovada para ir junto aos grupos
intermediários para conseguir aperfeiçoar a compreensão, fala, leitura e
escrita da língua inglesa.
O curso intensivo de seis semanas realizado pela professora
Juliana contou com atividades acadêmicas e culturais, com objetivos específicos
de valorizar os professores que atuam nas redes públicas de educação básica;
fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar,
ler e escrever em inglês -, compartilhar com os professores metodologias e
ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem a participação do aluno,
oferecer uma experiência in loco em história e cultura dos
Estados Unidos, para que isso se torne parte do currículo do ensino do inglês
no Brasil; estimular a parceria com universidades e professores americanos
visando futuros intercâmbios de professores e de alunos entres os dois países.