Crianças de Três Lagoas recebem atenção especial na unidade de ESF Santa Rita

05/10/2018

Crianças de Três Lagoas recebem atenção especial na unidade de ESF Santa Rita

Ação, que se repete mensalmente, foi direcionada aos filhos das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família

  A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Santa Rita, promoveu uma série de ações, especialmente voltadas às crianças de famílias atendidas por esta unidade, na quarta-feira (3). Juntamente com atividades lúdicas e recreativas, as crianças passaram por avaliações de peso e medida, orientações sobre alimentação, saúde bucal e verificação e controle da Caderneta de Vacinação, com  a finalidade de “acompanhamento do crescimento e desenvolvimento saudável das crianças”, explicou a secretária de Saúde, Angelina Zuque.

“Este é um acompanhamento mensal, que é feito em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde de Três Lagoas, para que nossas crianças cresçam sadias e longe de doenças”, comentou Angelina Zuque.

“A obrigação de levar os filhos à Unidade de Saúde mais próxima de suas casas, para estes procedimentos, é dos pais e está nas regras do Programa Bolsa Família. São as chamadas condicionalidades, ou seja, os compromissos das famílias beneficiárias desse programa, nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social”, explicou a secretária Angelina. O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa federal de transferência direta de renda à famílias em situação de pobreza  ou  de extrema pobreza com o objetivo de promover seu acesso aos direitos sociais básicos de todo o cidadão.

O Programa é realizado por meio repasse de auxílio financeiro às famílias, mas também vinculado ao cumprimento de compromissos na Saúde, Educação e Assistência Social, ou seja, o cumprimento das chamadas “condicionalidades”.

Nas ações do SUS – Sistema Único de Saúde, “por meio do trabalho das nossas equipes de Agentes Comunitários de Saúde”, como lembrou a secretária Angelina, as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família recebem atenção especial, já a partir do pré-natal no acompanhamento da saúde das gestantes e na imunização das crianças por meio das vacinas do Calendário Vacinal, determinado pelo Ministério da Saúde para serem aplicadas nas várias etapas do crescimento da criança.  

Diretoria de Comunicação