Vídeos Quem Somos Contato
Saúde de Três Lagoas divulga número de índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti
14 de setembro de 2016 19:28
Saúde de Três Lagoas divulga número de índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti

A secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Endemias divulgou nesta semana o índice de infestação apontado pelo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) de Três Lagoas, referente ao mês de setembro. O número atualmente encontra-se em 0.5%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 0.9%. O levantamento é feito a cada dois meses e serve de referência nos trabalhos realizados pela equipe de Endemias e Vigilância em Saúde.

Entretanto, o coordenador de Educação e Saúde, Fernando Garcia alertou que alguns bairros ainda exigem atenção nos cuidados de evitar a proliferação do mosquito. “Os moradores do Interlagos, Santo André, Vila Alegre, Vila Nova, Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita, Vila Haro, Parque Osmar Dutra e Jardim Maristela precisam ainda ficarem atentos”, ressaltou.

Conforme o coordenador, aqueles que moram em alguns dos bairros citados precisam se preocupar com a limpeza dos recipientes que acumulem água, ainda mais que o município recebeu grande quantidade de chuva nos últimos dias. “Pedimos também que os moradores facilitem o trabalho dos Agentes de Endemias, acompanhem as vistorias como também fiquem atentos as instruções repassadas pelos profissionais, pois é muito importante que há o trabalho de orientação, mas quem é o principal responsável pela manutenção do imóvel é o proprietário”, alerta.

Outro alerta feito por Fernando é a destinação correta dos pneus, que ainda são encontrados vários em terrenos baldios. “Pedimos por gentileza as pessoas que não fazem mais o uso dos pneus para que encaminhem alguma borracharia mais próxima de sua casa. Todo o material recolhido é encaminhado ao Ecoponto que faz destinação correta”, salientou.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

De acordo com o Boletim Epidemiológico fechado nesta terça-feira (13), até a 36ª semana do ano foram notificados 1.358 casos de dengue, sendo 927 positivos 404 negativos. Até agora no mês de setembro foram notificados apenas dois casos.

LIRAa em 2016

Em janeiro, o número de Índice de Infestação apontou em 4.4%, já no mês de março caiu para 2.9% devido ao trabalho em conjunto com o Exército Brasileiro, profissionais de saúde e demais setores da sociedade. No mês de maio caiu mais ainda para 0.7%, já no mês de julho foi para 0.2% devido a estiagem e neste mês está 0.5%, dentro da média preconizada pelo Ministério da Saúde.

 

 


Assessoria de Comunicação






Mais Lidas
    Nenhum arquivo

Ver